Congresso R@dio

O ritmo de actualizações tem sido bastante lento. Demasiado para o que é habitual, por força do Congresso que estou a organizar.

O site está em fase de conclusão. A página no Facebook continua a crescer a um ritmo muito interessante, assim como no Twitter. O programa está definido, faltando confirmar apenas dois oradores. Os expositores e patrocinadores estão igualmente definidos. Tudo, ou quase tudo, a postos para dia 25 de Março.

“Pós-rádio: R@dio como media social”

R@dio em Congresso é o I Congresso Internacional em Portugal exclusivamente dedicado à rádio, música e universo online.

Porque a R@dio já não é apenas rádio, o nosso objectivo é criar um evento inovador, sendo o primeiro do género a usar plataformas digitais para juntar os oradores, usando videoconferência e voIP. Será também transmitido em directo através da Internet, com actualizações constantes nas redes sociais e de microblogging.

Reúne académicos, organismos reguladores, gestores da rádio pública e comercial, especialistas, consultores, empresários, jornalistas, músicos, profissionais dos media, da música, da área de marketing e de indústrias relacionadas.

Conjuga diferentes abordagens e plataformas para oferecer conteúdos únicos, enriquecendo a experiência quer dos oradores, quer dos participantes, ou todos os que, não podendo estar presentes, irão acompanhar o congresso através das suas diferentes plataformas online: no site, por e-mail, RSS, Facebook ou Twitter.

A rádio hoje não se confina aos limites da sua definição: R@dio em Congresso é um evento sobre a rádio, os media online e a música. Relaciona-os para estabelecer novas relações ou traçar novos caminhos, revelando uma nova identidade para a rádio. O Congresso está pensado como um espaço de discussão do futuro da rádio, considerando a indústria da radiodifusão, media online ou indústrias relacionadas, como será a indústria musical.

É um evento que procura aproximar o meio académico da radiodifusão profissional, como o ponto de encontro entre as duas áreas: a rádio torna-se o centro da discussão, combinando debates, experiências, exibições e apresentação de tendências.

A quem se dirige?

Este será o congresso dedicado à rádio mais importante em Portugal, provavelmente na Europa, estabelecendo novas ligações sobre o futuro e identidade da rádio, bem como da música e dos media online.

O R@dio em Congresso é uma oportunidade única para alargar horizontes sobre a definição de estratégias, modelos de negócio, multimédia, ferramentas interactivas, formatos, programação, branding, relação com a audiência, social networking e plataformas digitais.

Os nosso objectivos são claros:

– Estabelecer a melhor relação entre a indústria da radiodifusão e a academia:

Porque acreditamos que a pesquisa de carácter académico pode oferecer uma nova perspectiva para as indústrias da rádio e da música, juntámos aqueles que pensam que entre a rádio e o meio online se pode estabelecer uma relação única, respondendo a desafios comuns aos media de forma inovadora.

– Apresentar os melhores expositores:

Porque acreditamos que a R@dio não se limita a ser um meio áudio, vamos apresentar a mais recente tecnologia que pode ser aplicada à rádio – plataformas de transmissão online, receptores, mesas de mistura ou consolas digitais interactivas, são apenas alguns exemplos dos instrumentos mais recentes para disfrutar os conteúdos multimédia que a rádio pode hoje oferecer.

– Ser o evento de rádio mais acessível na Europa:

Porque acreditamos que o conhecimento deve chegar a todos, o R@dio em Congresso tem inscrição gratuita e pode ser acompanhado, mediante registo, em plataformas online criadas para o efeito: é possível escutar no site do congresso, receber actualizações por e-mail através de RSS ou ler as actualizações instantâneas no Facebook ou Twitter.

Principais destaques:

Debates sobre o regresso do vinil, a música e os artistas na rede.

Mesas redondas sobre rádio criativa.

Um livro que vai ser apresentado: A rádio e as indústrias culturais, de Paula Cordeiro, publicado pela Livros Horizonte

Tocar música, tocar pessoas: uma análise sobre o negócio da música online.

Debates sobre jornalismo na rádio e na rede.

Falar e ser ouvido: todas as estratégias para publicar um livro sobre rádio.

3 comments
  1. Manuel Santos said:

    Olá.

    Onde vai ser o Congresso e o que é necessário para assistir? Agradeço resposta para o meu e-mail e parabéns pela iniciativa.

    Cumprimentos.

Deixe um comentário