Audiências

Dizia Francisco Mateus, no post que publicamos aqui no NetFM que “A Rádio mais ouvida é uma coisa que não existe (…) quando se diz que a estação tal é a mais ouvida, está a falar-se realmente de quê?”

Hoje, saiu mais uma vaga do Bareme Rádio. Há pouco, circulei pelo Facebook e deparei-me com o post de João Bacalhau sobre as audiências. E escrevi um post no meu perfil que reproduzo. Porque isto de medir audiências, tem muito que se lhe diga…

Diz o João Bacalhau que há mais pessoas a ouvir rádio. Só isso já é bom. Interessante, contudo, será perceber porquê. Tal será reflexo do desemprego (há mais pessoas disponíveis para contactar com o meio rádio) ou da amostra (Census)? Seria interessante verificar o primeiro caso. Havendo mais pessoas desempregadas, em teoria haveriam, também, menos pessoas a circular de carro, o que significaria, se pensarmos que a rádio é essencialmente escutada de manhã e à tarde (drive time), menos ouvintes. Mas isso, não sabemos, pelo que gostava de poder avaliar a plataforma de escuta. Estão a ouvir em casa? No receptor de rádio? Ou estão a ouvir através do computador, enquanto procuram emprego e enviam Cv’s?…
Isto, naturalmente, pensando que este aumento se relaciona com a maior disponibilidade para ouvir rádio. Porque pode também ser efeito dos concertos e festivais de verão. Afinal, a rádio é uma das grandes fontes de bilhetes. 
Mas pode ser também cansaço visual, isto é, uma programação televisiva de tal forma redundante e cansativa que leva as pessoas a ligar a rádio para o fenómeno de companhia, enquanto estão em casa. Ou?….

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s