Consumo de Rádio em Portugal (IV)

Na sequência deste artigo, e dissecando os resultados obtidos nos meses de Julho e Agosto de 2011, considerei no meu Ensaio o seguinte:

A Rádio continua a ser tema de conversa: 60% dos inquiridos tem por hábito sugerir a amigos ou conhecidos a(s) Rádio(s) da sua preferência, e a esmagadora maioria fá-lo precisamente por causa da música que ouve por lá, e que continua a ser (sem espanto) a principal razão que leva os ouvintes a ligar o Rádio. O “boca-a-boca” continua a ser um dos veículos de marketing mais poderosos, e isso é válido para todo o tipo de recomendações; vários resultados deste questionário sugerem precisamente isso, desde a Rádio ou programa que “vale a pena ouvir”, até à música que se descobre numa das redes sociais ou num blogue da internet. De notar que 81% dos inquiridos se sente influenciado pelas sugestões musicais de amigos ou conhecidos, independentemente da proveniência física ou virtual da partilha, reforçando a ideia de que somos cada vez mais os “filtros” (gatekeepers) uns dos outros, numa escala sem precedentes. A internet e a World Wide Web vieram alterar profundamente a rapidez a que isto se processa; o “boca-a-boca” (aquilo que Òscar Celma chama de Foafing the Music) é, nos dias de hoje, instantâneo, o que justifica os fenómenos (fulminantes) de popularidade a que assistimos constantemente, nas mais diversas áreas.

Faço notar também que a Rádio ainda é tida como uma fonte importante de informação, pela elevada percentagem de ouvintes que segue os respectivos programas ou serviços noticiosos. Pena é que a música, na maioria delas, seja tratada apenas como um mero entretenimento; no entanto, a música é prazer, cultura, mas também é informação.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s