Conferência Media do Futuro III

… A televisão começou a mudar nos anos de 1990. Hoje, a digitalização permite que os operadores se multipliquem, pois não são necessários alvarás, apenas uma autorização da ERC, alterando o pressuposto do negócio, assente no modelo limitado, para outro sem limtações, transformando o conteúdo no elemento fundamental do negócio, e não o facto de uma empresa deter um alvará para desenvolver a sua actividade.
Se falamos de conteúdos, voltamos ao tópico desta manhã: as métricas. Quem é que me vê?
Há uma tendência de alteração dos comportamentos de consumo, é um facto, mas estaremos já todos a ver televisão nos smartphones e nos tablets, questionam… A mim, arece-me que é uma tendência confirmada e a crescer, mas uma grande fatia do público ainda se senta de frente ara a televisão aguardando pacificamente os conteúdos que os operadores têm para oferecer. Contudo, e todos aqueles para quem a TV passou a ser o Youtube?… Os conteúdos hoje têm uma narrativa que é construída pelos operadores. A diferença está na construção dessa narrativa que, se os conteúdos estiverem disponíveis, pode ser construída pela audiência.
Sobre o negócio, o investimento publicitário em TV irá manter-se, contudo, as estruturas profissionais mantêm-se (custos), mas o número de players cresceu…. Apesar dos custos de produção serem mais baixos, as exigências do consumidor e a pressão da concorrência obrigam à introdução de formatos de conteúdos diferentes em simultâneo.
Pagar pelos conteúdos?… Quem o faz?…. Quem paga por conteúdos de informação? E séries de TV?…

Repensar o produto. Fundamental. A estrutura de produção e os formatos de cada conteúdo. A adaptação aos sites de redes sociais online. Também… Mas acima de tudo, capacidade de adaptação ao consumidor e criatividade. Interactividade e criação de comunidades em torno dos conteúdos. E da marca do canal, acrescentaria eu….

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s