Consumo de Rádio em Portugal (III)

Na sequência deste artigo, e dissecando os resultados obtidos nos meses de Julho e Agosto de 2011, considerei no meu Ensaio o seguinte:

(…) “a Rádio está de boa saúde, ainda que maioritariamente circunscrita à companhia durante a condução automóvel. 66% afirmam que ouvem rádio até duas horas por dia, sendo que 63% o fazem habitualmente no carro, e 20% no emprego. Outros estudos sugerem que muitos (a maioria?) dos que ouvem rádio no local de trabalho o fazem na sequência do que ouviram no rádio do carro, ou seja, continuam a ouvir no trabalho a estação que tinham sintonizada no auto-rádio. Os números mostram também que a internet e o rádio convencional partilham um protagonismo semelhante, presumindo eu que o consumo de rádio via internet deverá aumentar à medida que, por um lado, mais pessoas tenham acesso a ela, e por outro, se habituem à ideia de que têm o rádio no computador, uma vez que todas as Rádios disponibilizam as suas emissões online. Aliás, 63% afirmaram que ouvem rádio via internet “raramente” ou apenas “às vezes”, o que me sugere nada mais que apenas, falta de hábito.

Faço aqui um parêntesis para sublinhar a importância dos mecanismos de difusão da emissão online. Do mesmo modo que ninguém tem paciência para ouvir rádio (num aparelho convencional) com interferências, também não é admissível aceder a uma emissão via internet quando esta é de má qualidade, ou porque sofre interrupções constantes, ou porque requer a instalação adicional, no computador, de programas ou plugins especiais, ou ainda, porque a qualidade do som é sofrível. Quanto a este último aspecto, espanta-me o fraco investimento da generalidade das emissoras nacionais, sobretudo estando eu habituado a ouvir rádios norte-americanas (…) com um bitrate (qualidade sonora)  de 128 Kb/s, a emitir a milhares de quilómetros de distância. Fosse melhor a qualidade do som das rádios nacionais, e talvez mais pessoas “ligassem o rádio” no computador. É assim que se criam hábitos, e conquistam ouvintes.”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s