John Peel

Foi, é, e continuará a ser. Permanece na memória de milhares como um dos nomes incontornáveis na expansão da “rádio FM” no formato que conhecemos hoje. Pelo estilo, pelo arrojo, pela capacidade de olhar lá para a frente. Mas John Peel foi também um homem com sorte. Nasceu com uma Época, e no sítio certo. Descobriu e deu a conhecer os Clash, The Undertones, The Smiths, Captain Beefheart e os Velvet Underground, entre muitos outros. Foi ele próprio um acontecimento que derivou numa oportunidade histórica única.

Actualmente, são muito poucos – raros – os locutores/radialistas/radio dj’s capazes de se transformar em celebridades daquele calibre. A maioria por manifesta falta de talento (por comparação), mas também porque o paradigma mudou, a Rádio já não tem o mesmo poder de projecção de novos artistas, mesmo os mais mediáticos; o seu “sucesso” mede-se agora pelos milhões de seguidores nas redes sociais, e não pelo número de vezes que passam no Éter.

É abundante o material disponível que traça a vida e percurso profissional de John Peel. Ainda assim, vale a pena pesquisar este novo sítio. Trata-se de um novo portal que nos dá um vislumbre sobre a sua assombrosa colecção de discos (uma das maiores do mundo), e nos apresenta algum material inédito, como este documentário produzido pela BBC.

Joh Peel foi, é, e continuará a ser, para muitos de nós, uma referência.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s