Renascença: 75 anos

This is a Portuguese post, to celebrate 75 years of a radio station in Portugal. Please do read it here: translation

Em 1937 começaram as emissões em Onda Média da futura emissora católica Rádio Renascença.

Em1938 começou a emitir como orgão da Igreja. A história da Renascença é longa e tem acompanhado a evolução da sociedade Portuguesa, marcando-a de forma indelével e adaptando-se continuamente aos novos cenários políticos, sociais e tecnológicos. Actualmente, a emissora católica faz parte de um grupo de comunicação composto por 4 canais com uma programação que, não sendo efectivamente generalista, orienta-se em função de sectores específicos da audiência, procurando servir as necessidades de informação, formação e educação, entretendo a audiência que, fiel, tem acompanhado o crescimento e diversificação dos canais deste grupo, como explicou Cavaco Silva na entrega do grau de «Membro Honorário da Ordem do Mérito», na passada Segunda-feira, no Palácio de Belém |OUVIR|

Resultado de um movimento de mobilização de opinião que teve por base artigos publicados na imprensa, a fundação da Renascença deriva da conjugação de esforços entre a Igreja Católica e os seus fiéis, para dotar Portugal com uma estação que pudesse competir com qualquer outra e servir as necessidades do Apostolado Católico.

A Emissora Católica propôs-se, desde a sua fundação a ser uma «boa» rádio, fazendo o que as outras fazem, mas à luz dos princípios doutrinários da Igreja. O canal 1 da Renascença, denota claramente uma consciência activa do seu papel na sociedade, funcionando como elo de ligação entre vários sectores, através de uma programação pluritemática e de uma comunicação que procura a compreensão dos temas explorados, sem esquecer a vertente de entretenimento e distracção, tal como explicou o  presidente do conselho de gerência do grupo r/com Renascença Comunicação Multimédia, cónego João Aguiar, na recepção do grau de «Membro Honorário da Ordem do Mérito»  que o Presidente da República atribuiu à Rádio Renascença (RR), por ocasião do seu 75º aniversário. |OUVIR|

A expansão foi, desde sempre, um dos grandes objectivos deste grupo, detido em grande parte pela Igreja Católica. Na década de 90, o grupo Renascença lançou um novo canal, igualmente generalista mas dedicado a um público mais jovem e urbano. A RFM cresceu, e com ela o seu público, razão principal para a criação, em 1998, de uma nova estação (Mega FM), para acompanhar os gostos dos estudantes do ensino secundário e superior, e que ocupa as suas emissões com música, locução dinâmica (e muito característica), pouca publicidade e notícias sobre as estrelas da música. Mais recentemente, a rádio SIM procurar recuperar o estilo da velhinha Onda Média, procurando servir os interesses de um grupo de ouvintes há muito abandonado pela rádio em Portugal.

Em Portugal Continental, na Madeira, nos Açores, no resto da Europa, e um pouco por todo o mundo se pode ouvir a Voz da Emissora Católica, sempre com o objectivo de acompanhar os que a ouvem, e defender a língua e a cultura portuguesas, numa perspectiva cristã da actualidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s