Rádio Aurora

This wil be a Portuguese-only post, dedicated to a personal experience and Rádio Aurora.

Please, do translate it here: http://bit.ly/swgrHE

Há umas semanas, fui contactada pelo programa Rádio Aurora para ser entrevistada. Confesso que li o email de forma rápida e que, as referências Rádio Zero, Ricardo Reis e o tema “rádio” me levaram a responder de imediato.

Na troca de emails que se seguiram, reparei na assinatura e pensei: que interessante, o autor do programa trabalha no Hospital Júlio de Matos. Facto que não seria totalmente descabido pela diversidade de autores na programação da Zero. Li novamente o email. Afinal, tratava-se de um programa produzido e realizado por utentes do Hospital Júlio de Matos. Foi então que pesquisei. Li sobre a Rádio Aurora – a outra voz. Fiquei intrigada.

Na passada Sexta-feira, quero confessar publicamente que tive uma experiência extremamente gratificante. Foi muito interessante participar no programa e contribuir para enriquecer a tarde desta equipa fantástica que produz um programa único no panorama Português (se outros existirem desta natureza, por favor, informem-me!).

Gostei do envolvimento. Da forma genuína de fazer rádio. Do intimismo. Da proximidade. Da simplicidade. Do empenho. Da curiosidade destas pessoas e da sua força de vontade.

Esta é, sem dúvida, uma “outra voz”, uma “outra forma de fazer rádio”, se pensarmos no paradigma da rádio contemporânea. O cadastro psiquiátrico que, para muitos pode ser uma limitação, parece-me um estigma demasiado forte para aquilo que acontece na Rádio Aurora – a outra voz. Já ouvi mais programas e este parece-me, de facto, um momento para discutir questões fundamentais da nossa sociedade, de uma forma simples, directa, por vezes quase ingénua, mas muito séria. Melhor do que muitos programas de entrevista da rádio e televisões profissionais. Esteticamente poderá não ser uma obra prima. A locução pode não ser refinada e experiente. Mas é também isso que transforma estes programas em peça únicas de rádio.

Oiçam. Experimentem algo diferente. A mim, conquistaram-me.

(assim que o podcast do programa em que participei estiver disponível deixo aqui o link)

Outros programas do colectivo Rádio Aurora – a outra voz, podem ouvir-se, por exemplo, aqui

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s