Quem conta mais?

A propósito do título do artigo do The Guardian, parece-me interessante fazer o paralelo entre os leitores de jornais e os ouvintes de rádio. Ou seja, Who counts more – print buyers or online readers?, respeitante ao número de leitores em papel e na Internet, entre o New York Times e o Wall Street Journal, sendo que, baseando-se na circulação, o Journal afirma ser “maior” do que o Times. Jeff Jarvis (e muito bem!), realçou, contudo, “recent online data to point out that the NYT has attracted an audience of 43.6m to its website compared to the Journal’s 16.1m”.

Conclusão: “the New York Times has roughly two and a half times more readers than the Journal. That translates to two and a half times more influence, two and a half times more relationships, a two-and-a-half-time bigger brand… That is the price of the pay wall.”

Afinal, o mesmo se aplica à rádio… Um milhão de ouvintes poderá não se traduzir numa audiência online de um milhão de utilizadores, pelo que uma estação que pode até nem ter qualquer referência nos resultados do Bareme poderá ter maior influência junto das pessoas do que a líder. Será?

Em teoria sim, porque na prática são as que lideram que mais investem em publicidade, pelo que são as que mais desenvolvem a sua marca, donde são as que têm maior notoriedade. E, como menor ou maior influência, são também as que têm maior relevo online.  veja-se a título de exemplo no Facebook, escolhidas de forma absolutamente aleatória e não exaustiva: RFM (129.383 pessoas gostam disto); Rádio Comercial (120.057 pessoas gostam disto); Cidade FM (206.836 pessoas gostam disto); Antena 3 (86.325 pessoas gostam disto); Oxigénio (6.892 pessoas gostam disto).

É um estudo a desenvolver, porque as conclusões não são lineares (continua)…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s