Notícias de música em alta

De acordo com a Briefing:

Site do Blitz ultrapassa RFM online com 1,3 milhões de visitas no mês de Maio

O que é bom sinal. Resta saber qual ou quais, as razões para o aumento das visitas ao site do Blitz.

De imediato, pensei que este aumento estivesse relacionado com os Festivais de Verão. Contudo, depois de ler a notícia, acima de tudo, os comentários à mesma no Fórum, hesitei. Fiz uma pequena análise empírica às notícias publicadas em Maio, data à qual se refere a notícia e verifiquei que, na sua maioria, envolvem três aspectos referenciados no Fórum: nudez/corpo; sexo ou conotação sexual; e mainstream, ou seja, artistas populares. Contudo, a questão dos festivais é subjacente a esta última categoria, uma vez que, no mês de Maio, o Rock in Rio contabilizou um total de 22 notícias. Se pensarmos que este é o festival mais pop dos que temos entre nós, então, o que se diz no fórum está certo. Efectivamente, em Maio, registaram-se certa de uma dúzia e notícias sobre nudez ou com cariz sexual. Embora esta seja uma afirmação de caracter subjectivo, há também uma grande tendência para o mainstream, pouco aprofundamento das notícias e fait divers que servem para apimentar os comentários que podem ser deixados no fórum.

Neste mês, o Optimus Alive contabilizou 7 notícas, o Super Bock Super Rock 5, Sudoeste TMN 4 e Paredes de Coura e Cool Jazz Fest com 3. Há ainda referências as outros festivais, em número inferior.

Por outro lado, o Top dos mais lidos indica novamente a mesma tendência, com o Rock in Rio a ter duas notícias em quatro, nesta tabela.

Continuei a observação pelo mês de Junho, para perceber a tendência sobre os festivais, bem como a possível relação entre proximidade da data – aumento do número de notícias. Até à data, contam-se 4 para o Optimus Alive (8 a 10 de Julho) e outras tantas para o Milhões de Festa em Barcelos (23 a 25 de Julho). Há contudo, outros festivais que irão decorrer até ao final deste mês, sem referência na página de notícias do Blitz, o que talvez justifique algumas das afirmações deixadas no Fórum:

|Falta uma| lista de concertos que acontecem diariamente no nosso país

trabalharem para a divulgação de noticias de música que primem pelo interesse e importância (em vez de algumas noticias menos felizes que por vezes deixam por aqui e que só servem para encher chouriços)

as noticias da blitz sao apenas para irmos mandar uns bitaites, vemos um artigo de mamas ou que alguem é gay claro que aquilo vai ser muito comentado mas se formos ver bem, cerca de 90% é so bitaites…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s