Até onde chega a frequência?

O FM tem limites. Espaciais. Apesar da qualidade sonora em relação aa outros sistemas de emissão, como AM ou OM, o FM perde por não chegar longe sem emissores espalhados que suportem a dispersão geográfica.

Por essa razão, mais do que ouvir na rádio aquilo que desejamos, podemos ser confrontados com aquilo que está disponível. Nesse sentido, a ausência de opções facilita a escolha que se faz, invariavelmente, pelo menos mau. Há locais que, não sendo remotos ou isolados, sofrem com a perda de sinal. Longe de grandes aglomerados urbanos onde existam inúmeras rádios locais com programação variada (isto é, recorrendo a formatos ou especialização musical) a rádio em FM limita-se à oferta dos emissores nacionais. E, mesmo esses, em algumas circunstâncias particulares, também falham.

Restaria, portanto, nestes tempos de comunicações virtuais, a Internet. Contudo, se racionalizarmos, onde o FM não chega, menos ainda chegam os operadores de telecomunicações, o que afasta a hipótese de uma escuta online com qualidade. Ou mesmo, a escuta. Ponto.

Assim, em alguns locais, mais importante do que o conteúdo é a posssibilidade de ser ouvido. O que nos leva a pensar se não estarão alguns operadores cientes deste facto, vocacionando a sua produção exactamente para estas aparentes excepções que, poderão ser a regra. Racionalizando uma vez mais, onde menos se escuta o FM, onde o acesso à rede é fraco, é também onde há menos pessoas. Donde, estamos a fazer rádio para aqueles que a conseguem ouvir. Voltamos novamente aos aglomerados urbanos. E todos os outros, que ficam fora deste contexto? Ouvem “menos boa” rádio? Vêem televisão? Certamente também não navegam online. Ou se o fazem, vão muito lentamente, com a força de uma leve brisa que lhes leva as ondas da rádio e da Internet…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s