António Sérgio

The end is the beginning is the end…

(Smashing Pumpkins)

Não há palavras suficientes para descrever uma vida dedicada à música e à rádio. Ou seria à rádio e à música? O próprio admitia que as duas se confundiam, na sua permanente e incessante busca musical, nos contornos dos programas de autor que perduraram na rádio até à sua morte. Mais e melhor do que John Peel, a comparação é lisongeira, mas redutora, pela independência que o caracterizava, a par com a originalidade num cenário composto por formatos, formatações, frases ou piadas previamente gravadas para não soarem mal no éter. Como se o éter não fosse tambem ele feito de fífias e enganos, como se o éter fosse algo plastificado ou com formas tão perfeitamente absurdas quanto as da boneca Barbie.

A eterna cumplicidade com o ouvinte ficará para sempre perdida, possível apenas de recordar através dos programas que ficaram gravados. Neste caso, é a tecnologia que cria a rádio artificial que nos permitirá, a partir de agora, recordar António Sérgio.

Uma referência para músicos e radialistas, influenciou várias gerações na divulgação musical, na postura, acima de tudo, na forma de fazer rádio, mesmo que muitos dos que reconhecem essa influência se tenham subvertido às definições contratuais dos grandes monopólios da comunicação no nosso país.

Esta tarde, no regresso a casa, liguei a Radar. Parabéns por terem criado um espaço à sua medida quando o éter nacional o dispensou. Acima de tudo, obrigada por terem recuperado, hoje, a voz e o savoir faire de António Sérgio.

Foi bom recordar o que ainda está tão presente em cada um de nós.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s