Cotonete (15.07.09) – nova versão

Nova imagem. Novo perfil. Nova interacção. O Cotonete renovou-se para seguir as tendências, aproximando-se mais do posicionamento de outros sites de com serviços semelhantes.

O novo layout permite a personalização ao nível da imagem, de acordo com os gostos ou o estado de espírito. “É giro”. Foi a expressão à qual vários recorreram quando questionados sobre esta funcionalidade. Utilidade? Nenhuma. Interesse? Pouco. Mas marca a diferença para a grande maioria dos sites e pode aproximar do Cotonete os utilizadores que têm, desta forma, um visual adequado ao estilo de música que mais gostam. 

O Cotonete tem novas secções e aposta na interactividade. Ao nível das rádios, não sendo novidade, analisamos um dos canais com um funcionamento semelhante ao de outros sites de música: em “Artistas & CO”, escolhe-se um artista e escutamos música deste e de artistas relacionados (Exemplo). Depois de ouvirmos a primeira música do artista escolhido, surgem então os relacionados (como em qualquer outro serviço desta natureza), sendo possível ir passando cada um deles (ao contrário do que acontece em outros sites, que nos “obrigam” a escutar algumas músicas, só permitindo o skip de X em X temas). A relação entre artista escolhido e outros é razoável. Como fazem também outros serviços, depois da primeira música do artista escolhido, só relacionados. A não ser que façamos stop e reiniciemos a escuta. O que está errado neste tipo de algoritmo, uma vez que se presume que, tendo escolhido o artista X é porque temos vontade de O escutar, intercalado com outros, com proximidade de estilo ou melodia. E não apenas, os outros… O que acontece na maioria dos casos, prende-se não tanto com um mau funcionamento do sistema de selecção dos artistas, mas antes com questões legais que impossibilitam a apresentação de rádios  de um só artista, ou rádios em que a música de um só artista passe de forma consecutiva.  Considerando a Lei, o critério variedade e a relação entre géneros e estilos, canais como “Artistas & CO” tendem a ser canais de artistas relacionados, com maior proximidade nos artistas que tocam do que quando se escolhe apenas uma rádio de um determinado género musical.

É algo novo no site, que não existia anteriormente, aumentando a variedade da oferta, numa altura em que sites desta natureza já permitem partilhar as escutas que os utilizadores fazem no computador, criando listas partilháveis, paralelamente à oferta do site (Tune In – Finetune). por outro lado, a selecção de blogues é igualmente interessante, contudo, permite apenas a leitura, contrariamente ao que outros serviços fazem, que recolhem e listam a música que passa em blogs (The Hype Machine). Não será certamente esse o objectivo do Cotonete. Contudo, estando na web, não está apenas a concorrer com a oferta nacional, ou seja, nenhuma, estando num contexto global em que a língua é também importante. Neste sentido, um serviço de tradução automática associado também poderia ser uma mais valia, ampliando a abrangência do Cotonete para além da comunidade que fala português. 

Para utilizadores não registados, as rádios VIP podem ser partilhadas (share this), contudo as pessoais (dos utilizadores), apenas podem ser enviadas por e-mail aos amigos (e-mail com sugestão e hiperligação para escutar). Os DJ sets são também partilháveis (share this, Exemplo), apresentando igualmente ícones do Twitter e RSS Feed, não para postar o que estamos a escutar, mas para subscrever os tweets ou feeds do Cotonete.

No que respeita à comunidade, continua a falha no envio do e-mail para confirmar o registo. Já várias vezes o NetFM se tentou registar, mas sem sucesso. Este relaciona-se quer com aspectos relacionados com o utilizador, a rede e os próprios servidores. Invariavelmente, a mensagem de confirmação é barrada pelos filtros de spam, facto para o qual o próprio serviço chama a atenção durante o registo. Por outro lado,  a disponibilidade das redes ou dos servidores externos ao Cotonete também contribuem para a demora no envio deste e-mail de confirmação que, no caso do NetFM, chegou um dia depois do registo, ao contrário das mensagens desta natureza que na maiora das vezes entram na caixa de correio poucos minutos depois do registo.

Post in progress, decorrente da utilização do Cotonete e aberto a comentários/ideias/sugestões.

Deixe um comentário