E agora… a web!

Passado o receio inicial, de canibalização da marca ou dispersão das audiências (Cordeiro, 2003), depois de uma postura que entendia que a aposta na web correspondia a um dispêndio de recurso humanos, um esforço sem grande retorno financeiro (Cordeiro, 2003; outros autores, 2004 e 2005), as atenções dos responsáveis das principais estações de rádio em Portugal (públicas e privadas) estão na web. Começaram lentamente a admitir publicamente aquilo que há muito sabiam: mais do que uma plataforma complementar, a web seria imprescindível para a rádio, numa estratégia que o futuro (que é hoje o presente) iria provar ser inevitável e de integração. 

E se, teoricamente temos sido catalogados de “visionários” ou “futuristas” (Cordeiro, 2007; Menezes, 2008), a verdade é que a rádio segue o caminho traçado pela sua própria evolução, integrando o produto on-air e on-line, criando, na plataforma web, conteúdos adicionais à programação, num prolongamento da marca e da sua identidade.

Destaque ao artigo do M&P, “A minha amiga web radio”, onde se fala desta relação e da estratégia que operadores públicos e privados estão a desenvolver, assumindo de forma substancial o peso e importância da web no seu posicionamento. |Ler|

A rádio “não pode ser reduzida a algo com antenas e transmissão em FM. O que desenvolvemos é conteúdo”.

António Mendes, director da RFM.

“Criar uma maior interacção com ouvintes, que permita um envolvimento e uma ligação emocional e factual cada vez mais forte, através de ferramentas web que potenciem uma comunicação bidireccional”

Carlos Marques, director comercial da Media Capital Rádios.

“Não há uma separação entre o projecto rádio (antena) e o projecto online”

Nuno Ribeiro, director de e-business & multimédia da Controlinveste.

“O consumo de media está progressivamente a ser alterado há já algum tempo e, cada vez mais, há um maior acesso à internet”

Jorge Alexandre Lopes, director-adjunto de novas plataformas da RTP.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s