Esta rádio só transmite folclore transmontano

Uma “excentricidade” que, a brincar, reflecte aquilo que, de forma velada, acontece na comunicação social. Diz o anúncio que a estação de rádio foi comprada pelo senhor Nuno Cabral de Montalegre e que, a partir desse momento, só transmite folclore transmontano.

A brincar, a brincar, os criativos da JWT demonstram aquela que é a realidade dos media: falta de liberdade. Ao contrário de qualquer gestor de media, este senhor quer fazer rádio para o seu umbigo, como, de certa forma, aconteceu nos idos anos de 1980, com as rádios piratas. A profissionalização do sector da rádio veio ditar novas regras e, à semelhança de outros meios de comunicação social, também na rádio os profissionais foram orientados no sentido da rentabilização do meio. Mesmo que isso tenha implicado uma menor dedicação à defesa do interesse público em função dos supostos interesses do público e de quem detém a estação. E, ao contrário do senhor Nuno Cabral de Montalegre, nem todas passaram a transmitir um género específico de música, dedicando-se antes a satisfazer a curiosidade e os gostos de uma imensa maioria, deixando uma imensa minoria com poucas opções de escuta.

Um trocadilho curioso, este do anúncio do Euromilhões…

1 comment
  1. Fica-se sem perceber… a época das piratas era melhor no sentido em que ao mesmo tempo que cada um “olhava para o seu umbigo” havia mais umbigos para escolher e hipóteses de emparelhar-mos o ouvido num que nos agrada-se. Agora a rádio dirige-se na quase totalidade de uns umbigos idealizados e hipotéticos e é muito mais difícil encontrar um em que a minha orelha encaixe. Felizmente há a net…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s