A morte e o futuro da rádio

Na II conferência da ERC, o painel de ontem à tarde foi dedicado à Rádio, para analisar o “Impacto Regulatório das Novas Lógicas de Produção Radiofónica”.

Sobre regulação, pouco se falou, mas os intervenientes fizeram um interessante apanhado daquilo que poderá ser o futuro da rádio sem, contudo, deixarem de especular sobre a rádio do futuro.

Rui Pego abordou concretamente a morte da rádio e a conversão de dificuldades em oportunidades, detalhando a importância da transformação do prime time em anytime/anywhere.

Arsério Reis não querendo imaginar a rádio do futuro, abordou o futuro da rádio, para avaliar o que tem mudado e as implicações do desenvolvimento tecnológico no quotidiano dos profissionais de rádio.

Pedro Leal, apresentou a estratégia da Renascença para a web, afirmando que se trata de um processo que não representa a morte da rádio, mas a afirmação e a sua sobrevivência na web.

Carlos Marques, por sua vez, caracterizou a presença da MCR na web e desenvolveu uma nova ideia sobre o contexto da rádio na web. A rádio enquanto “estação de media”, notabilizando-se enquanto um “digimedia”, pelas suas características online.

Para finalizar, James Cridland falou sobre o contexto britânico, debruçando-se sobre as inovações que a BBC está a desenvolver para as suas páginas online e mostrando um protótipo de aparelho de rádio que poderá, muito bem, ser a rádio do futuro.

(Continua)

Detalhes sobre os intervenientes

2 comments
  1. Obviamente que toda a conversa terá girado sobre uma perspectiva de rádio comercial e de massas…

  2. Paula Cordeiro said:

    Sim… Efectivamente…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s