12 meses, 12 estações

Agosto

FM do reggae

Do R&B ao hip hop, do reggae ao soca, os estilos não variam muito na rádio que se escuta na Jamaica. Com estações locais espalhadas por toda a ilha, o panorama apresenta alguma variedade embora, como em outros países, a diversidade seja questionável.

Ao contrário do que se poderia imaginar, a rádio na Jamaica não é só reggae, sendo o universo radiofónico claramente influenciado pelo contexto norte-americano, apesar de várias estações retransmitirem emissões da BBC. Na realidade, pela programação, denota-se naturalmente a influência anglo-saxónica, quer pela tradição britânica na ilha, quer pela proximidade aos Estados Unidos. O próprio turismo na Jamaica é fortemente direccionado para o público inglês e norte-americano, verificando-se em termos culturais a ambição de concretizar o american way of life, apesar do peso da herança inglesa em alguns hábitos e formas de estar.
No contexto radiofónico, a programação das estações é predominantemente musical, com estações formatadas e especializadas em géneros musicais. O formato musical recebe claramente a influência da indústria musical dos Estados Unidos, reproduzindo o estilo da rádio norte-americana e os géneros e estilos musicais mais populares. Assim, paralelamente às estações de sucesso, com o formato Top 40, o Hip Hop e o R&B são os géneros que mais se escutam, seguidos dos géneros locais, o Reggae e o Soca. O formato mais comum combina a música e a informação, sendo que há também estações com programação religiosa e formatos informativos. Como na Europa, o AM é menos explorado do que o FM, com emissões das estações FM mais antigas e relevantes, sendo uma deslas generalista e a outra informativa.

Embora a maior parte das estações seja local, há contudo, algumas com emissões nas diferentes partes da ilha, na sua maioria, estações que pertencem a grupos de comunicação. No conjunto das que têm maior abrangência territorial, destaca-se a Irie FM, estação com um formato exclusivamente dedicado ao reggae e à cultura jamaicana, incluindo na sua programação informação e desporto.

No geral, a maior parte das estações combina a música e a informação, verificando-se uma certa tendência para globalização dos modelos de rádio, que a tornam quase igual aqui, ou em qualquer parte do mundo. As diferenças residem no peso dado à cultura e a música nacional que, na Jamaica fazem a diferença pelo ritmo melódico e contagiante do reggae que, através da Internet, estas estações conseguem expandir ao mundo inteiro.

Radio 2

RJR 94 FM

Fame FM

Love FM

Irie FM

Power 106 FM

Outras

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s