12 meses, 12 estações.

Depois da líder de audiências e da estação que lidera entre os jovens, temperada com peculiaridades de uma estação de carácter local, o NetFM debruçou-se sobre o serviço público de rádio dedicado aos jovens para, agora, se debruçar sobre uma das estações históricas no nosso país: a TSF

Maio

20 anos de rádio

Duas décadas dedicadas a explorar a riqueza de um dos mais peculiares meios de comunicação. A história da TSF acompanhou o pulsar da sociedade portuguesa e, no início do século XXI, assume a importância das novas tecnologias, olhando o futuro e adptando-se às tendências de consumo dos media no presente.

A TSF marcou indubitavelmente a história da rádio em Portugal. Depois da “paixão da rádio”, característica da própria redacção da TSF, a estação assumiu definitivamente esta posição e define-se actualmente como a “rádio que mudou a Rádio”, revelando uma consciência do seu papel e importância não só para o público como para a evolução profissional do meio em si.

A programação, única pela sua forte componente informativa, aposta na abordagem generalista das notícias, com programas e rubricas que exploram diferentes géneros jornalísticos e áreas temáticas, abordando as principais editorias jornalísticas. A música é praticamente inexistente, num contexto em que a palavra, de natureza informativa, assume o papel principal.

Em Maio, a TSF renovou a sua presença na web, representando a capacidade de evolução e adaptação da estação. Foram introduzidos melhoramentos ao nível da navegação, favorecendo a pesquisa de notícias e informação, bem como a utilização geral da página. A estratégia demonstra uma integração de conteúdos, em que a página não complementa, mas se assume como uma extensão do FM e da própria marca, oferecendo, em diferentes plataformas, os conteúdos e produtos da TSF.

O vídeo passou a integrar o discurso da rádio na web e, no caso da TSF, alguns programas apresentam agora uma versão com imagem, alterando por completo aquela que é a lógica da radiodifusão, através do acrescento da imagem ao som. Da mesma forma, o trânsito está disponível para visualização, apresentando as principais áreas do país.

O website assume uma vertente prática, procurando reunir um conjunto de informações úteis em constante actualização, para além do trânsito, numa página de serviços disponíveis para o utilizador.

Outras funcionalidades relevantes dizem respeito à recepção de notícias – feeds por rss e, para além do arquivo de programas, a TSF tem também disponíveis podcasts, com um conjunto de canais disponíveis para descarga. O telemóvel passou a ser outra das plataformas através da qual é possível aceder aos conteúdos da página, revelando a diversificação das plataformas enquanto tendência para o futuro dos media.

1 comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s