Os utilizadores estão lá… a publicidade…

Diz o M&P que embora as redes sociais continuem a crescer em termos do número de utilizadores, não conseguem aumentar as receitas de publicidade, por falta de um modelo de negócio.

“Segundo a AdLatina, o crescimento anual das receitas de publicidade nas redes sociais vai cair de 77% de 2008, o equivalente a menos de 150 milhões de euros, para menos de 10% em 2012. (…) Muitos analistas referem que esta situação vai acontecer porque ainda não se implementaram dispositivos que meçam a efectividade da publicidade nas redes sociais”. [Ler]

A questão não é simples. As redes não são novas, mas a sua popularidade é muito recente, pelo que se torna imperioso perceber que tipo de utilização delas se faz e, acima de tudo, conseguir potenciar o número de utilizadores e encontrar um modelo publicitário que, se por um lado não afasta os utilizadores, por outro permita aumentar o lucro destas redes. O serviço nasceu de forma gratuita pelo que me parece difícil cobrar por um modelo que tantas empresas estão a disponibilizar. Talvez associando a publicidade a alguns dos conteúdos que os próprios utilizadores criam se consiga encontrar uma forma de potenciar o investimento, gerando um fenómeno em que serão oso próprios utilizadores a querer a publicidade, por forma a que esteja garantida a sua presença na rede e a disponibilização e partilha de conteúdos. Na rádio, por exemplo, os norte-americanos entendem que a publicidade na rádio é uma espécie de “mal necessário”, não mudando, regra geral, de estação durante os blocos (excepção feita em função da duração dos mesmos, do tipo de anúncios e da relação com o tipo de público).

Poderá a publicidade nas redes ser também, um “mal necessário”?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s