Espaço para tudo?!…

Haverá, de facto, espaço para tudo?

Entendendo-se o “tudo” como todas as propostas de comunicação mediática, lazer e entretenimento em contexto digital e analógico, ou irá o digital anular, gradualmente, o território analógico?

No caso da televisão sabemos que sim, com a TDT a conquistar terreno e a substituir o actual sistema até 2012, mas no que respeita às indústrias culturais e aos media, será assim tão linear ou continuaremos com uma co-existência semi-pacífica?

De acordo coma JupiterResearch, as vendas de descargas de música digital “exceeded $1.1 billion in 2007 and will grow rapidly (39 percent) in 2008 to reach $1.6 billion”. No que respeita às vendas de música em 2007 nos E.U.A., os resultados continuam a descer, com as vendas de álbuns a diminuirem 14,9%, correspondendo a 500 milhões de unidades (Billboard). Paralelamente, a venda de álbuns digitais representou vendas na ordem dos 50 milhões, representando um crescimento de 10% (Billboard).

No cinema, o caso não é ainda tão preocupante, mas já ia sendo tempo de se criarem clubes de vídeo online, possibilitando a descarga do filme e o seu visionamento único, agilizando assim, o processo de entrada dos títulos no mercado, já de si, bastante acelerado.

Na rádio, o panorama parece ser efectivamente o da coexistência analógica e digital, com as estações a integrarem a web na sua estrutura comunicativa e a utilizarem esta plataforma de difusão de forma paralela à difusão por ondas. Ainda assim, com a dispersão do público entre as variadas propostas que hoje existem, haverá espaço para tudo?…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s