Comentário VI – 23 de Abril

If it works, it’s obsolete”, de Marshall McLuhan

Marshall McLuhan foi um dos principais autores da Teoria da Escola Canadiana.

Segundo esta teoria, o determinismo tecnológico, ou seja, a relação existente entre a tecnologia e a sociedade, funciona como catalisador da mudança social. De acordo com esta perspectiva, toda a inovação que seja baseada na tecnologia e que seja implementada numa vasta área, terá o potencial de formar um novo tipo de sociedade. Deste modo verificamos que o conceito de aldeia global, teoria desenvolvida por McLuhan e cujos preceitos envolvem a aproximação da população através da tecnologia valorizando o valor desta, insere-se perfeitamente na teoria da escola canadiana.

Fazendo uma acepção à afirmação “If it Works, it’s obsolete” de Marshall McLuhan, verifica-se que esta se insere na Teoria da Escola Canadiana uma vez que defende o desenvolvimento tecnológico e inovação permanentes. Sendo assim, é necessária uma constante evolução da tecnologia para satisfazer as necessidades da sociedade. Caso não se verifique tal evolução a sociedade entra em estagnação – como exemplo disso temos o período histórico antes da Revolução Industrial, cuja agricultura esteve durante vários séculos subvalorizada e servia apenas para a subsistência básica da população, uma vez que os meios de produção não estavam à altura das necessidades dos povos. Contudo esta situação mudou aquando da Revolução.

Transportando para os dias de hoje, um exemplo bem visível é o da inovação informática, cujas funcionalidades se tornam obsoletas em pouco tempo fazendo jus à afirmação de McLuhan Se funciona, não funciona.

A nosso ver, existe então uma relação de reciprocidade entre a teoria da Escola Canadiana e a sociedade, uma vez que a teoria apresenta a evolução da sociedade através da tecnologia e a tecnologia desenvolve-se perante as necessidades permanentes da sociedade.

Comentário realizado por:

Ana Luísa Ferreira e Daniela Moreira

1ºano de Ciências da Comunicação

De acordo com a perspectiva do Determinismo Tecnológico, o que determina a influência dos meios de comunicação na sociedade é o meio pelo qual a mensagem é transmitida. Para os seus apologistas a tecnologia é o veículo da mensagem com maior impacto na sociedade, tornando-se, por si só, o principal motor de mudança social. Esta teoria é defendida pelos teóricos da Escola Canadiana, particularmente por Marshall McLuhan.

Este autor repete a ideia de Determinismo Tecnológico acrescentando que o mais decisivo no processo de alteração social é o invisível, isto é, não são os conteúdos da tecnologia que modelam a sociedade, mas sim a própria tecnologia.

McLuhan apresenta-nos os conceitos de media e tecnologia intimamente ligados, dando a ideia de que estes são como extensões do próprio corpo humano. Assim, vão manipular o comportamento da sociedade e alterar a percepção que a mesma tem sobre o mundo, pelo que McLuhan os compara a uma “massagem que envolve e anestesia os sentidos e as capacidades humanas”.

O ser humano é, por si, insatisfeito, o que leva a que os progressos tecnológicos sejam permanentemente sucessivos. É neste contexto que surge a frase contraditória de Marshall McLuhan “If it works, it’s obsolete”: o novo passa a ultrapassado e o funcional nunca chega a sê-lo, devido ao ciclo vicioso entre a necessidade humana e o progresso tecnológico.

Em suma e, tendo em conta a teoria da Escola Canadiana e a visão de McLuhan sobre o Determinismo Tecnológico, concordamos com o comentário feito pelas nossas colegas.

Crítica realizada por:

Mariana Basto

Rita Banca

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s