Play it again… Sam

Over and over, again“… É o número de vezes que estrategicamente, as estações de rádio optam por tocar uma canção de sucesso. Isso, já todos sabemos. Basta ouvir rádio aqui, ou em qualquer parte do mundo. Em FM ou na Internet. A repetição não é uma estratégia inovadora.

O ouvinte tende a gostar daquilo que conhece e a desprezar a música que não lhe é familiar, pelo que, desde sempre que a rádio opta por criar os seus sucessos, ou aproveitar a boleia da televisão e do cinema, com séries, filmes, telenovelas e os canais de música a fornecerem de forma contínua à rádio, canções e artistas que esta vai apresentar ao público, potenciando o seu sucesso por via da repetição. Esta, nota-se cada vez mais, por força das circunstâncias em que a escuta se faz: curtos períodos de tempo ou acompanhada de desatenção constante por parte do ouvinte.

Ora, se a escuta se faz por períodos curtos e em cada um deles o ouvinte está a escutar repetidamente a mesma canção, não será esta uma estratégia que o poderá afastar da rádio? Por outro lado, mesmo tendo a rádio como ruído de fundo, a repetição leva à identificação e esta, conduz inevitavelmente ao agrado, saturação e desagrado, pelo que será muito ténue a linha entre o ouvinte fiel e o ouvinte que muda de estação ou que abandona a rádio a favor da sua própria selecção musical, no computador ou no leitor MP3.

Poderá argumentar-se que a existência de ouvintes passivos – que desejam apenas consumir, sem intervir – manter-se-á ao longo do tempo, como sempre existiu. Contudo, é inegável a tendência para que o consumidor de música e informação assuma uma atitude pró-activa, de seleccionador e organizador dos conteúdos – musicais ou não – que deseja consumir. E esta selecção, inclui muito mais do que a rádio enquanto meio de comunicação e fonte de informação. Inclui a web e toda a sua oferta, ainda que a rádio continue a ser uma das principais formas de promoção da música junto do grande público…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s