Nada de novo…

Audiências – 1ª vaga 2008

De acordo com a Marktest, “a RFM é a estação de rádio mais ouvida em Portugal, com um reach semanal de 28.4%, uma audiência acumulada de véspera de 14.2% e 23.6% de share de audiência. A Rádio Renascença obtém 20.8% de reach semanal, 10.3% de audiência acumulada de véspera e 15.2% de share de audiência (…) segue-se a Rádio Comercial, Grupo Media Capital Rádio, com 17.6% de reach semanal, 7.7% de audiência acumulada de véspera e 11.4% de share de audiência e a Cidade FM, do mesmo Grupo, com 10.4% de reach semanal, 4.7% de audiência acumulada de véspera e 5.8% de share de audiência (…) . A TSF alcançou um share de 5.6%, com 4.7% de audiência acumulada de véspera e 9.8% de reach semanal”.

2 comments
  1. viriato said:

    Nada de novo…? Não me parece. Sobretudo, se tivermos em linha de conta um aspecto habitualmente criticado pela Paula: o facto de, na apresentação dos resultados trimestrais, ser sempre sublinhado o decréscimo de ouvintes de rádio. Agora, isso não aconteceu. O contacto com o meio, pelo menos uma vez por semana, subiu para 80, 8% e a audiência de véspera aumentou para 56, 8%. Assim, os três primeiros meses de 2008 trouxeram mais ouvintes ao meio rádio.

    Por outro lado, se na frente do ranking não houve, efectivamente, nada de novo, o mesmo não se poderá dizer nas outras posições. De destacar, por exemplo, que a TSF chegou ao 4º lugar com 4,7% de AAV e ultrapassou a Antena1.

    No grupo Media Capital há a sublinhar a grande subida da Rádio Comercial e a desilusão das audiências perante o projecto do Rádio Clube que, depois de chegar a 1,3 % de AAV no 4º trimestre de 2007, voltou agora a descer para 1,1% de AAV, passado já mais de um ano após a sua implantação.

  2. Paula Cordeiro said:

    Caro Viriato,
    Gostei do seu comentário, embora me parece importante reforçar duas coisas: Raramente é a Marktest a fazer referência, nas suas notícias, à descida do número de ouvintes, estando esse tipo de afirmação reservado à maior parte dos jornais que publicam notícias sobre audiências de rádio.
    Por outro lado, como bem interpretou, “na frente do ranking não houve, efectivamente, nada de novo”, sendo que, entre as primeiras, em termos de audiência, há muito tempo que nenhuma alteração de fundo acontece. E, quanto aos últimos lugares, também nada de novo. Embora interessante, o projecto RCP continua a não estimular muitos ouvintes.
    Quanto à TSF, sim, efectivamente subiu, resultado de uma evolução cujo objectivo era mesmo esse e que, olhando atentamente para as audiências anteriores, era esperado. Mas sim, convinha fazer referência a tal facto. Talvez faça o próximo 12 meses 12 rádios exactamente sobre esta estação. Obrigada pela ideia!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s