Comentário V – 16 de Abril

De uma forma geral, o conceito de Cultural Studies está inerente ao estudo multidimensional da cultura tendo como ponto de partida diferentes disciplinas das ciências sociais como é o caso da sociologia, história ou filosofia. A sua origem é incontornavelmente associada aos alicerces do pós-modernismo como forma de combate ao elitismo cultural.

O excerto em análise trata um diálogo entre duas personagens do filme “12 macacos”, protagonizado por Bruce Willis e Brad Pitt no papel de James Cole e Jeffrey Goines respectivamente. A acção dá-se num asilo onde James Cole é confrontado com um discurso que apesar de à primeira vista parecer insano, acaba por ganhar um novo significado quando inserido no âmbito dos cultural studies. Jeffrey Goines faz uma dura crítica à sociedade consumista, chegando mesmo a identificar um sistema (“system”) assente no poder da publicidade e na forma como a mesma define a primeira.

Neste sentido, podemos corroborar a acepção de Jeffrey Goines na medida em que a massificação da sociedade de consumo se consubstancia na instituição de padrões culturais, provenientes em larga escala dos meios de comunicação sob as mais diversas formas como é o caso da publicidade. Assim sendo podemos efectuar uma relação causal ainda que indirecta entre a mensagem transmitida pelas campanhas de publicidade e a definição de comportamentos colectivos que a médio e longo prazo se estabelecem como padrões na sociedade. Jeffrey Goines acaba assim o excerto a definir todo o indivíduo que não rege o seu comportamento pelos padrões estabelecidos na sociedade como “louco” ou “insano”, criticando em larga escala a publicidade que designa o consumo excessivo como um acto socialmente valorizado.

Hugo Serra Riço

Tiago Mourão

Concordamos com o comentário dos nossos colegas. De facto, o excerto do filme “12 Macacos” frisa a temática dos estudos culturais.

O objectivo dos estudos culturais é, tal como o nome indica, estudar a cultura da sociedade contemporânea, considerando-a como um campo de análise relevante e pertinente.
Considera-se que os Mass Media desempenham uma função activa e importante uma vez que influenciam activamente as estruturas colectivas.

Um dos temas abordados pelos estudos culturais tem como base as estruturas e processos que fazem com que as instituições das comunicações de massa mantenham a estabilidade social e cultural.

Durante o diálogo entre Brad Pitt e Bruce Willis, Brad Pitt faz uma critica ao consumismo contemporâneo. Considera ironicamente que quem consome é visto como “bom cidadão” ao contrário de quem não consome que é tido como “demente”, este acaba por revelar o modo como a própria sociedade se vê, espelhando uma visão criada pelos próprios Media.

Menciona ainda o facto de actualmente tudo ser automático e de ninguém produzir nada, revelando o “adormecimento” da sociedade. A publicidade, por exemplo, entra diariamente nas nossas vidas sem sequer nos darmos conta, ou mesmo que a consigamos detectar deixamo-nos influenciar por ela sem nos questionarmos.

Existe uma estreita relação entre a sociedade e os Mass Media uma vez que na base do comportamento dos indivíduos esta todo o conjunto cultural e estrutural implícito na própria sociedade mas, estes factores condicionam também o próprio conteúdo dos Mass Media, uma vez que para satisfazer a sociedade têm que ter em conta os seus rituais, crenças e hábitos de vida.

Um dos problemas fundamentais da abordagem dos estudos culturais é o facto de estes terem como base a própria sociedade, sendo esta uma estrutura tão complexa devido à constante evolução e modificação das suas praticas torna complicado fazer uma análise correcta.

Raquel Póvoas e Marta de Sousa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s