Blogues e bloguers: produção e consumo

A Newsletter do Obercom apresenta um estudo recente de “caracterização dos Bloguers portugueses e da sua actividade de blogging, nas vertentes de consumidores e produtores de conteúdos da blogosfera, e as suas percepções acerca da credibilidade desses mesmos conteúdos comparativamente com os difundidos pelos mass media”.

Das conclusões, ressalta o facto da actividade ser ainda recente e pouco difundida, sendo que “no conjunto dos internautas portugueses, apenas cerca de metade sabe o que é um blogue, 1/4 navega regularmente na blogosfera, e 1/7 criou o seu próprio blogue”.

Entre quem produz e consulta os blogues há diferenças, situando-se a produção entre um conjunto mais homogéneo, de uma população jovem e do sexo masculino, ao passo que o consumo assume contornos mais heterogéneos, entre adultos de ambos os sexos.

Verifica-se uma forte segmentação temática e uma agenda paralela à dos media tradicionais, sendo que os blogues de entretenimento e lifelogs estão entre as preferências de consumo. Para os restantes temas, comunicação e cultura reúnem as maiores preferências (12%) entre os consumidores. Destaca-se a interactividade que se estabelece “com os blogues consultados (93% dos bloguers portugueses costuma habitualmente interagir com os blogues consultados). Um quarto traço comum, situa-se no facto de ambos assumirem como prática regular o cruzamento de fontes, cruzando as informações obtidas através dos blogues com outras fontes de informação”.

Há uma forte componente de produção, sem qualquer preocupação com a visibilidade mediática e, como conclusão, o estudo indica que “os bloguers produtores de conteúdos distinguem-se pela sua forte percepção da blogosfera como um espaço duplamente habitado por blogues que se identificam e posicionam na esfera do discurso público alternativo, no qual pretendem afirmar-se como vozes complementares e alternativas ao discurso dominante os mass media e que tendem a estabelecer-se como fórum sobre determinados temas e assuntos específicos, baseado num discurso de comentário informado e mobilizador, que atrai um vasto número de leitores, intervenientes e comentadores (linklogs)”.

[ler]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s