Comentário IV – 9 de Abril

No quadro da Teoria Crítica, reflicta sobre a seguinte imagem de  Andy Warhol.

dollar7flth.jpg

A Teoria Crítica surgiu na primeira metade do século XX e debruça-se sobre o “papel sócio-económico e cultural dos meios de comunicação” e de como estes são influenciados pelo poder político e económico.

Os teóricos defendem que os grandes grupos económicos e políticos condicionam de forma decisiva as práticas profissionais e a informação que se produz.

Em geral, os grandes grupos encaram a informação não como um bem social mas como um negócio em que se investe ou desinveste ao sabor das tendências do mercado, isto é, do objectivo exclusivo: o lucro.

Tal como os grupos económicos, também a classe política utiliza a informação a seu “bel-prazer” e, por isso, o poder dos media está a ficar cada vez mais subordinado aos interesses económicos (a obtenção de poder político é por si só uma estratégia para a obtenção de poder económico, o mesmo se aplicando à situação inversa) perdendo toda a sua autonomia e independência.

É neste contexto que podemos analisar a imagem e a frase “Being good in business is the most fascinating kind of art” de Andy Warhol.

A imagem representa um dólar americano, símbolo do capitalismo e do poder económico. Tudo pode ser comprado, tudo pode ser manipulado, dinheiro é poder.

Não fugindo a esta regra encontramos os media subjugados às vontades dos grandes monopólios. A informação é distorcida e aquilo que julgamos verdade não é mais do que uma pintura da realidade.

Esta imagem reforça o poder do dinheiro, em detrimento do que realmente é importante. O poder económico ocupa assim o lugar central na nossa sociedade, onde ganhar dinheiro é cada vez mais uma arte.

Ana Catarina Elias

Ana Frazão Vieira

Arquivado em Uncatego

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s