The War of the Worlds

The War of the Worlds, Orson Welles, 1938

A experiência de Orson Welles em 1938 permitiu que várias características da rádio pudessem ser analisadas e deixou patente, acima de tudo, a responsabilidade do comunicador em relação à transmissão e às consequências da mensagem.

«A Guerra dos Mundos» é apresentada de forma ambígua, mistura ficção e realidade e procura gerar a confusão no ouvinte, procurando sempre a indistinção entre o real e o simulado.

“Calcula-se que dos 6 milhões de ouvintes que estavam ligados na CBS, ao menos de um milhão entraram em pânico, e foram vários meses de desmentidos e demandas contra o programa e a CBS, pelos transtornos que a invasão dos marcianos ocasionou entre diferentes segmentos sociais”1.

Obra colectiva2, tratando-se de uma recriação do livro de H.G. Wells :

. Aproximou a estória do quotidiano dos ouvintes;

. Introduziu a rádio como protagonista dos acontecimentos narrados;

. Actualizou e contextualizou a narrativa;

(fim de século britânico para a a vida norte-americana de 1938)

A adaptação de «A Guerra dos Mundos» insere-se no contexto social e cultural norte americano e resulta das possibilidades técnicas e discursivas do estágio de desenvolvimento da rádio em 1938.

Os estudos que se efectuaram a propósito de «A Guerra dos Mundos», ao provarem que não existe uniformidade na recepção das mensagens, acabaram por desacreditar as teorias anteriores, que supunham massas atomizadas e sem capacidade de reacção perante as propostas da comunicação de massas.

1 MEDITSCH, 1998: 56

2 A peça é de autoria de Howard Koch, com a colaboração de Paul Stewart. O roteiro foi reescrito pelo próprio Orson Welles, que além de director, foi também produtor e na dramatização fez o papel de professor da Universidade de Princeton que liderava a resistência à invasão marciana.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s