Comentário II 27.03.08

A influência dos media depende das características do sistema social que as envolve – Shills e Janowitz (1948).

A citação apresentada insere-se nos cânones da Teoria dos Efeitos Limitados.
Esta teoria apresenta como objecto principal de estudo a capacidade de influência dos mass media sobre o público. Assim, dentro deste contexto, foram desenvolvidas várias pesquisas: uma das quais, financiada pela Fundação de Rockfeller, incidia especificamente no impacto da rádio consoante diversos tipos de público, associando as características dos destinatários às características dos programas preferidos destes e analisando os motivos pelos quais os diferentes indivíduos ouvem determinados programas em detrimento de outros; outra das pesquisas, levada a cabo por Paul Lazarsfelt, aborda a questão baseando-se em estudos psicológicos que se direccionavam principalmente para as preferências dos diferentes extractos da população no contexto dos variados meios de comunicação, concluindo que as mesmas dependem de aspectos psico-educacionais do receptor, que posteriormente influenciarão o interesse e motivação pelo conteúdo da mensagem.
Deste modo, podemos constatar, corroborando a citação de Shills e Janowitz, que a influência dos media está intrinsecamente dependente e condicionada por aspectos sociológicos e individuais do receptor da mensagem, não podendo nunca a sua análise ser dissociada destes.

Jessica Teixeira
Joana Bonifácio

A influência dos media depende das características do sistema social que as envolve – Shills e Janowitz (1948).

Concordamos com a análise das nossas colegas, isto é, a afirmação enquadra-se na Teoria dos Efeitos Limitados.

 

De facto, sobre o contexto social e os efeitos dos mass media destaca-se a conclusão de Shills e Janowitz  que, em 1948, durante um trabalho sobre a questão dos efeitos que obtinha a propaganda durante a II Guerra Mundial, salientaram que a eficácia dos mass media só é susceptível de ser analisada no contexto social em que funcionam.

 

A teoria dos efeitos limitados deixa de salientar a relação causal directa entre propaganda de massas e manipulação da audiência, advogando um processo indirecto de influência.

 

Pedro Marques

Telmo Nunes

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