Tendências

No sector dos media e da comunicação, a tendência é a da convergência de meios e de integração entre uma lógica de comunicação, informação e entretenimento, no sentido de criação de experiências para o público, à semelhança da tendência geral do marketing, para serviços ou produtos de grande consumo.

Também na rádio, a tendência deveria ser esta, ideia que se afigurou depois da leitura da entrevista sobre “Mais uns tipos que querem fazer televisão” (M&P, 14.03.08), na qual, Francisco Penin, revela que, na direcção da Cherry Entertainment (unidade do grupo Ativism, dedicada ao entretenimento), “surgiu a ideia de não fazermos uma produtora de televisão, ou não fazermos uma editora discográfica, ou uma agência de agenciamento… Surgiu a ideia de fazermos um pouco de tudo, de nos rodearmos de pessoas que conseguissem compreender esta ideia mais global de entretenimento, onde basicamente quase qualquer coisa pode ser vista como entretenimento, desde que pondo de lado a parte da ficção, dos current affairs, e do hard news. Tudo o resto vamos querer fazer. É um projecto de intenções”.

E de boas intenções está o inferno cheio… Mais importante, actualmente, é concretizar. Criar projectos que inovem a forma de comunicar e que, mesmo aliando a comunicação comercial com a comunicação de carácter editorial dos media, criem novas propostas para o público, agarrando-o pela forma como se diferenciam dos restantes media e, acima de tudo, no quadro de um sector – como o da rádio – se diferenciem dos seus directos concorrentes. E o que há a fazer?

Apresentar boas propostas de entretenimento, alterando os formatos estabelecidos e introduzindo novidades nos formatos que dominam o panorama radiofónico em Portugal e no mundo, mudando aquilo que se conhece como conceito de rádio, adaptando-o aos novos desafios do digital e às exigências quer do público quer do marketing das marcas modernas…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s