Novos formatos publicitários

No sector dos media privados, a publicidade assume um papel relevante para o financiamento da sua actividade. No caso da rádio, a sua rentabilidade depende directamente da audiência das estações, pelo que as estações organizam a sua programação em função de interesses maioritários. Contudo, o desenvolvimento do mercado e do sector, conduziu à integração de estações diferentes em grupos de rádio ou grupos de media, criando um panorama em que, mesmo com índices de audiência que isoladamente dificilmente justificariam a pertinência económica de uma estação, prevalece uma lógica de grupo, de estações integradas que conjugam esforços para atingir segmentos diferentes e, em grupo , conquistar as principais classes sociais, escalões etários e grupos sociais, através de estações com diferentes formatos de programação que enveredam por diferentes tipos de especialização. Desta forma, a publicidade dirige-se a segmentos com perfis específicos.

A evolução tem ditado igualmente a mudança nos formatos da publicidade na rádio, que assume actualmente formas muito variadas, algumas das quais próximas de géneros jornalísticos e outras, que conjugam o online com o FM, numa postura que revela maior abertura e conhecimento do mercado, e da adopção de novas formas de gestão publicitária.

Um bom exemplo entre nós será o da Media Capital Rádios  que tem vindo a apostar em novas formas de publicidade na rádio, integrando-a na programação (à semelhança do que também acontece nas estações do Grupo Renascença) e, acima de tudo, criando um novo conceito de publicidade online. A mais recente novidade apresenta a publicidade no player, antes de começar a emissão da estação escolhida: ao abrir o player, pode ser carregado um spot publicitário e um banner que permite ao utilizador interagir imediatamente com a marca ou o produto que está, naquele momento, a ser anunciado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s