12 meses, 12 estações.

Depois da estação líder de audiências, uma estação local, com emissão em FM para Lisboa e que pode ser escutada em todo o mundo através da Internet. A razão da escolha prende-se com um programa específico, que não só caracteriza a estação, como se apresenta como uma lufada de ar fresco naquele horário do éter. Ou não fosse esta, uma estação com música para respirar…

Fevereiro

Respira-se música: Rádio Oxigénio

Criada para se assumir com uma frequência respirável e diferente da maior parte das estações que se podem escutar em Lisboa, há cerca de dez anos que a Oxigénio assumiu uma vertente electrónica para abordar a música na rádio. Nos 102.6, a música assume preponderância em relação à palavra, sendo que esta revela o essencial das notas tocadas, acompanha e seduz para as canções alinhadas em sequências pouco monótonas e sempre diferentes.

As canções até se repetem. As apostas da estação tocam repetidamente sem que, contudo, o ouvinte disso se aperceba. Há sempre um conjunto de temas com maior destaque, embora dispersos pelas diferentes horas do dia, pelo que dificlmente o mesmo ouvinte se cruza com a mesma banda ou artista duas ou três vezes por dia. E, se assim for, mal não fará. Trata-se sempre de música nova. Muito nova e quase desconhecida, ao contrário do que acontece em muitas outras estações.

Na Oxigénio, a selecção musical revela critérios assumidos de bom gosto e ecletismo, procurando, dentro de um género musical, representar vários estilos que encaixam ao longo do dia, em rubricas e programas semanais que percorrem o espectro da música electrónica.

Last NIght a DJ saved my life é um espaço da responsabilidade dos ouvintes, revelando uma das tendências da rádio, de dar a palavra ao ouvinte na escolha da música que toca naquela que se assume como a sua estação. Desta feita, as madrugadas de fim de semana são ocupadas por sets de ouvintes que animam as noites de outros ouvintes que, sem participarem, partilham e integram este contexto musical e radiofónico. Há também espaço para tendências internacionais que chegam do norte da Europa pela mão da Sunshine Records, para o Jazz e a música de dança. Durante a semana, o final de tarde assume uma dimensão quase ocntemplativa, que se quer de pausa e suspensão, com a reserva de música que a estação apresenta diariamente e que foge não só ao padrão do FM, bem como ao contexto habitual das sequências informativas e humorísticas da rádio que se escuta em Lisboa.

As rubricas dão animação à continuidade da programação, apresentando novidades sobre cinema, concertos e espectáculos, em duas rubricas específicas sobre a sétima arte e a agenda. Outro momento é dedicado à Internet e todas as restantes são dedicadas à música, com as escolhas dos diferentes elementos da equipa no O2 Hi-fi, o reggae e o dub no Skank FM, o Jazz café que apresenta os clássicos e as novas tendências de fusão, o Oxigénio elementar com as novas edições, bem como a informação sobre lançamentos, reedições ou concertos no espaço Upload. A música portuguesa – fruto das quotas ou por opção da estação – tem também um lugar de destaque com uma rubrica própria que conjuga novos e velhos valores da música nacional, naquilo a que chamam os Heróis do Ar.

Fora de Lisboa, a Oxigénio pode ouvir-se em http://www.oxigenio.fm/oxigenio.htm

2 comments
  1. Daniel said:

    Boa escolha! Apesar de tudo, a Oxigénio devia transmitir mais música portuguesa. Ainda vai havendo alguma produção que se encaixa no perfil da estação.

    Uma correcção: a Sunshine Records não é do Norte da Europa. Aquele programa é realizado em Viena, Áustria, por Kristian Davidek, que procura dar aos ouvintes o mais alternativo dentro do perfil da Oxigénio, com destaque, por exemplo, para o drum ‘n’ bass, entre outros.

  2. Paula Cordeiro said:

    Correcção efectuada. Obrigada!
    E quanto à música portuguesa, pareceu-me, ao fim de um mês de escuta, que está lá… Embora quase não se dê por ela, recorrendo a projectos inovadores e muito pouco conhecidos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s