25 anos da AMARC: 2008, ano das rádios comunitárias

A AMARC é uma organização internacional, não governamental que procura apoiar o movimento das rádios comunitárias. Mantém uma rede de 3500 rádios comunitárias com membros de 118 países, coordenando, apoiando, cooperando e promovendo as rádios comunitárias.
A AMARC foi criada em Agosto de 1983, altura em que um grupo de apaixonados pela ideia das rádios comunitárias se reuniu em Monreal, para a primeira conferência mundial de operadores de rádios comunitárias. Esta reunião representou o embrião de um movimento mundial que actua no sentido de defesa das rádios comunitárias. Este veio, anos mais tarde, a tornar-se um sector global de comunicação reconhecido mundialmente pelo seu impacto social.

Em Portugal, não existem rádios comunitárias, pelo que a análise do panorama radiofónico nacional revela muitas vezes algumas lacunas ao nível da abordagem a questões sociais, políticas e cívicas que são, invariavelmente remetidas para o serviço público de rádio. Este, independentemente de cumprir ou não a missão que lhe está consagrada, é acusado de não cumprir outras funções que poderiam muito bem ser colmatadas caso existissem rádios comunitárias entre nós…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s