12 meses, 12 estações.

Ao longo deste próximo ano, o NetFM apresenta a série 12 meses, 12 estações, um conjunto de textos sobre estações de rádio em Portugal ou no mundo. A escolha da estação eleita em cada mês não depende das audiências das estações. O principal objectivo é alargar a análise a estações que se destacam por uma ou outra razão, relacionada com a sua programação, equipa, promoção ou página online, razão pela qual se podem incluir estações de outros países ou exclusivamente na web. Porque a rádio há muito que deixou de estar limitada ao FM…

A primeira estação deste ano é, curiosamente, a líder de audiências no nosso país e a escolha decorre da recente mudança na imagem sonora da estação, razão pela qual o NetFM se debruça, em Janeiro, sobre a RFM.

JANEIRO

Mudança na continuidade: RFM

Profundamente enraízada nos hábitos de escuta de rádio em Portugal, a RFM é uma referência no panorama radiofónico nacional. Empenhada em manter a liderança, renovou recentemente a sua estética sonora e apresenta-se agora mais moderna e jovial.

A nova imagem sonora da RFM, estreada em Janeiro, refresca a estação sem, contudo, lhe alterar a identidade. Quase imperceptível ao ouvinte menos atento, os novos sons que pontilham a estética da RFM demonstram claramente uma mudança na continuidade, comprindo o objectivo de renovar a imagem da estação sem, contudo, lhe alterar o perfil.

A RFM é uma estação com cobertura nacional, com um formato musical baseado numa playlist com canções de sucesso , construída a partir da informação recolhida junto dos ouvintes e que revelam directamente os seus gostos e interesses.

 

A música, assente em géneros e estilos variados define a personalidade da estação, “só grandes músicas”, que traduz o formato que corresponde ao Adult Contemporary (A/C). A música da estação é baseada essencialmente em temas editados no último ano e especialmente a partir do ano 2000, conjugados com sucessos de décadas anteriores e baladas, num formato que, embora possa ser classificado como Adult Contemporary, pode igualmente ser entendido na sua versão Soft, pela predominância de temas musicais com um ritmo melódico ou suave, e uma cuidada selecção de outras décadas.

Embora se trate de uma estação musical, a programação inclui noticiários de hora a hora e alguns programas de autor (noite e manhãs de fim-de-semana). A emissão é também composta por informações úteis (trânsito; meteorologia; informação horária) e passatempos que podem ser patrocinados por produtos ou marcas.

No que respeita a rubricas e espaços de humor, estão todos integrados no programa da manhã desta estação. Outra característica da RFM são os apontamentos de carácter cívico e religioso que surgem ao longo da emissão diária e representam a missão da qual a estação não abdica: a defesa de valores humanos e cristãos fundamentais.

 

Ao nível da comunicação, a música da estação caracteriza o seu modelo e distingue a estação das suas concorrentes. Paralelamente, a sonoridade da RFM procura reforçar essa identidade e criar uma imagem para o público que ligue a música à palavra e à personalidade da estação. A assinatura da estação, “Só Grandes Músicas”, decorre da ideia anterior que a estação veiculou durante muito tempo, “Melhor Música de Todas as Estações” e reduz a ambiguidade que possa existir entre os diferentes elementos da sua comunicação, sintetizando de forma muito clara a natureza da marca: musical, actual, positiva e jovial, exactamente como os novos sons que separam os diferentes momentos da programação estão a fazer.

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s