Leitura

Uma leitura simples e interessante.

O resumo, elaborado pelo Prof. Rogério Santos, sobre o trabalho recente de  Eoin Devereux (2007).

OS BLOGUES VISTOS POR EOIN DEVEREUX (Rogério Santos – Indústrias Culturais)

Para Eoin Devereux, os blogues permitem que pessoas comuns se tornem produtores dos media, isto é, produzam conteúdos para consumo de outras pessoas. A tecnologia é gratuita (ou pouco dispendiosa) e fácil de usar. Os blogues permitem a criação de conteúdos, comentários e reacções a entradas (mensagens) anteriores ou de outros blogues. Cada blogue tem um âmbito alargado de tópicos e possui uma etiqueta.

Para além de reflectir perspectivas e interesses de pessoas comuns, os blogues estão a ser crescentemente empregues por grupos de interesse e com poder, caso dos políticos e partidos políticos, que os usam em concorrência com o acesso aos media tradicionais. Com podcasts e vídeos, os blogues podem ser um exemplo interessante de como os membros de uma audiência podem exercer o seu direito à cidadania e expressar os seus pontos de vista a um público mais geral.

Os blogues têm sido erradamente caracterizados como o equivalente em linha a um diário pessoal, repleto de confissões de natureza pessoal. Mas há muitas ligações com os media e outros blogues, o que extravasa esse campo delimitado. Os blogues exercem, se quisermos ver de um outro ângulo, uma actividade social, pois podem mudar como resultado da relação entre autores e a sua audiência. Os blogues funcionam a meio caminho entre as mensagens de correio electrónico e os media, cujo alcance social e cultural pode ser a família e os amigos ou uma comunidade mais vasta de conhecidos e desconhecidos que se tornam lentamente conhecidos e onde se podem gerar influências em áreas como a política ou os direitos humanos. Ou seja, embora tenham uma base pessoal, os blogues tornam-se um novo e potente meio de comunicação social e cultural.

Leitura: Eoin Devereux (2007). Understanding the media. Los Angeles, Londres, Nova Deli e Singapura: Sage, pp. 31-33

Eoin Devereux é professor de Sociologia na Universidade de Limerick (Irlanda).

http://industrias-culturais.blogspot.com/2008/01/os-blogues-vistos-por-eoin-devereux.html

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s