Museu da Rádio

Sobre o encerramento do Museu da Rádio, pouco haverá a dizer, visto ser uma medida irreversível. Acabe-se com ele e com o próprio edifício. Assim, será mais difícil podermos dizer que “Aqui funcionou, durante cerca de 16 anos, o Museu da Rádio”, ou aqui esteve instalada a Emissora Nacional desde a sua fundação até à década de 1990.

Rídiculo. Ultrajante. Como o fim de qualquer Museu, também o fim do Museu da Rádio representa um atentado à cultura portuguesa e, se considerarmos a limitação bibliográfica sobre a rádio em Portugal, facilmente se conclui que esta era uma excelente forma de dar a conhecer a rádio às gerações mais novas. Visitei-o, com turmas e alunos diferentes ao longo de cinco anos, trazendo inclusivamente alunos do Algarve a Lisboa propositadamente para o efeito. Conhecer e compreender a rádio hoje, implica conhecer, ainda que superficialmente, a sua história, modos de produção, vozes, instrumentos e aparelhos receptores que passaram, assim, a estar confinados a uma arrecadação, serendo, provavelmente, destruídos…

O Museu da Rádio era um livro ilustrado e sonoro, pois as visitas guiadas acompanhavam pacientemente os visitantes, contando a história da rádio e explicando a evolução dos contextos técnico-sociais que compunham o seu percurso. Valerá a pena eliminar a história, numa altura em que esta se torna cada vez mas rica, por força da digitalização? Não estaremos a investir demasiado no futuro, ignorando os alicerces históricos do caminho que foi traçado até aqui?

Que espécie de país é este que tende a olhar o futuro ignorando continuamente a sua história e o seu passado, investindo em tecnologias de ponta cuja aplicação tem uma utilidade relativa, como, por exemplo, a rádio digital (T-DAB) ou a televisão digital (TDT)? Não sou contra a mudança, mas estas  especificamente a total reorganização do ponto de vista técnico, tecnológico e financeiro dos operadores e a substituição dos aparelhos receptores, num país cujas principais necessidades não são necessariamente estas…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s