“Já não se ouve rádio no banho?” Os comentários…

12.jpgA propósito do texto anteriormente publicado [ler], baseado na informação da Marktest, de que as horas a que se assiste televisão têm vindo a mudar ao longo dos últimos dez anos e, acima de tudo, da provocação sobre o significado desta mudança para a rádio, reproduzo alguns comentários que foram aqui deixados no NetFm, alguns dos quais representam a minha opinião, ou dão novas ideias para debater a questão.

13.jpg

Efectivamente, não só os hábitos de escolha dos meios estão a mudar, como a rádio se está novamente a adaptar, em função da concorrência da televisão. Embora as manhãs televisivas nãoa companhem os indíviduos no carro, podem contudo, substituir a rádio enquanto se está em casa. Estes programas televisivos são estruturados numa lógica radiofónica, apesar de, inúmeras vezes, remeterem imediatamente para a imagem e implicarem a visualização para compreensão da informação. Podem perfeitamente acompanhar os indíviduos durante o pequeno almoço, embora “roubem” mais tempo e atenção do que a rádio, que nos acompanha sem dispersar da actividade principal que estejamos a desenvolver. desta forma, a ideia de um programa que comece na televisão e se estenda para a rádio parece-me bastante interessante, representando não só uma companhamento do comportamento da audiência, como uma sinergia de conteúdos e a convergência entre meios que fará o futuro dos media.

Paralelamente, a rádio tem vindo a crescer em outros horários, tendo actualmente três períodos fortes, juntando à manhã e final de tarde, o período entre as 10 e as 17h (com intervalo ao almoço). verifica-se igualmente um grande crescimento das audiências online neste horário, provando que a rádio está cada vez mais a ser usada como uma espécie de ruído de fundo que acompanha os indíviduos quando estes estão a trabalhar.

 Sobre a relação entre os programas da manhã na televisão e na rádio, parece-me igualmente que será de refenciar o modelo adoptado pela maior parte das estações que, poderá eventualmente estar a entrar em desgaste: um par (masculino/feminino) que conduz as emissões e pincela as horas de emissão com animação, humor, entretenimento, jogos e passatempos. A oferta, nas rádios musicais é muito idêntica, fazendo-se a diferenciação entre programas com base na identificação entre o ouvinte e as personagens criadas pelos locutores. Outro modelo baseia-se no locutor que, sozinho, conduz a emissão, intercalando a música com algumas informações úteis (trânsito, tempo, cultura e 1ª página dos diários). Não me parece que nenhum destes modelos represente uma verdadeira inovação, sendo que não se tornaram ainda obsoletos, pela forma como, neste período, o ouuvinte não pode optar por outro tipo de meio ou seleccionar outro tipo de conteúdos. Neste donínio a rádio está imutável e o que se faz aqui é muito semelhante ao que se faz no resto da Europa e Estados Unidos. Não é que tenha uma ideia melhor, mas parece-me que, em alguns casos há entretenimento a mais e informação a menos, ou música a mais e conversa a menos. Resta ainda, algum humor pouco humorado… No campo das rádios de palavra, há uma certa tendência para a repetição o que, em boa verdade, faz sentido, pela rotação dos ouvintes. Também neste campo, parece-me que falta inovar, talvez um pouco por falta de concorrência apertada entre estações com o mesmo formato.

 

1 comment
  1. rádio said:

    NELLY FURTADO PASSA 24 HORAS NA 101.7 FM COIMBRA

    A 101.7 FM, rádio da área metropolitana de Coimbra, vai dedicar 24 horas da sua emissão a Nelly Furtado. Durante esta produção exclusiva, que tem início às 7 horas de sábado, a estação promete passar, sem interrupções, todos os êxitos da artista luso-canadiana, que nesse dia actua na Expofacic, em Cantanhede

    Esta programação especial da 101.7 FM, que decorre entre as 7 horas da manhã de sábado e as 7 horas da manhã de domingo, é dedicada aos fãs da banda que vêm assistir ao concerto, permitindo que, antes, durante e após o concerto, todos possam ouvir, sem parar, mais de 300 vezes, Say it Rigth, Maneater, I´m Like a Bird, Força, Promiscuous, entre outros sucessos da cantora.

    Pioneira neste tipo de actividades, A “rádio que toca ao coração” já desenvolveu, com grande sucesso, outras realizações deste género. Nomeadamente, quando os Rolling Stones actuaram em Coimbra, a 101.7 FM esteve 30 horas a “partir pedra” só com músicas da banda de Mick Jagger. Entretanto, no Dia dos Namorados, prestou tributo aos Xutos e Pontapés e durante 24 horas emitiu continuamente sons do grupo de Tim e Zé Pedro.

    A 101.7 FM é uma “Hot Adult Contemporary”, com centro emissor situado em Montemor-o-Velho – Coimbra, possuindo alvará de radiodifusão local há quase 20 anos. Actualmente, posiciona-se como a “rádio que toca ao coração” e tem uma postura interactiva, generalista e marcadamente local, desenvolvendo conteúdos e conceitos inéditos na telefonia portuguesa.

    Em termos musicais, A 101.7 FM é ” A sintonia do amor”, apostando nas mais encantadoras canções românticas do passado e do presente e em sucessos musicais de qualidade, com particular incidência na moderna música portuguesa e anglo-saxónica. A informação local e várias rubricas temáticas completam a sua programação.

    A 101.7 FM dirige-se ao público adulto e urbano, das classes média e alta, atingindo de igual forma homens e mulheres, que gostam de ouvir a rádio que toca as “músicas de todas as grandes paixões” desde os anos 80 até hoje.

    No âmbito da publicidade, a 101.7 faz gestão de programação “Anti-Zapping”. Assim, em todos os blocos publicitário só emite até seis spots consecutivos e nunca coloca anunciantes concorrentes.

    Sintonizem a 101.7 FM e Verão que é uma paixão…Verão!

    radio101.7@gmail.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s