Bloqueios radiofónicos – bloqueios musicais…

Que algumas estações de rádio bloqueiam os acessos à escuta das suas emissões online, limitando-as à sua localização original, já nos tínhamos habituado…

Apesar da lógica ser claramente contra a lógica da Internet – difusão e acesso mundial, fluxo global de comunicação,  …. – é contudo, compreensível, em função das questões técnicas subjacentes à conversão do sinal analógico para digital e ao streaming do sinal, no que respeita à capacidade do servidor para gerir os acessos, como em relação aos valores cobrados pelas empresas que gerem estes sistemas. Enfim, é compreensível, contudo, o ouvinte ou utilizador “normal” da rádio e da Internet não tem de ter conhecimento destas questões… Por outro lado, visto a publicidade online estar em crescimento, mas não ser, ainda, uma fonte rentável para as rádios na Internet, estas estações não encontram justificação para investirem num sistema de difusão verdadeiramente mundial, se os seus anunciantes continuam a ser efectivamente locais.

Adiante…

A notícia chegou-me via BBC e indica que o serviço online de música, Pandora, bloqueou os utilizadores fora dos Estados Unidos, em virtude dos acordos de licenciamento com as editoras discográficas.

Mounting pressure from record labels has forced the company to stop streaming music to countries where licensing deals have not been agreed. In the US, web music is licensed under the Digital Millennium Copyright Act, but to stream legally abroad, licences must be agreed with the rights holders.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s